Artigos
Contatos
- Blog da Professora Terezinha
- Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Pré-Escolar. Pós-Graduada em Administração Escolar. Atualmente Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras - MG.
Tecnologia do Blogger.
Visitas
terça-feira, 26 de fevereiro de 2008
Informações sobre o ano de 2008
11:09 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
INFORMAÇÕES SOBRE O ANO DE 2008
1- ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS:
ü O atendimento individual é feito junto com o professor da turma no horário que ele tem disponível. Para isso marquem conosco pelo telefone 3821.2662 ou usando a agenda.
ü Em caso de urgência, poderemos atender em outro horário, mas sem a presença do professor. É muito importante que as conversas sejam apenas nestes horários e não na porta das salas durante a aula, para evitar que a turma fique sem trabalho e sozinha, à espera da professora. Se o assunto é rápido e simples, pode ser resolvido através de bilhetes na agenda ou um telefonema para a Coordenadora.
2- MATERIAIS
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
A organização para o trabalho é fundamental. O cuidado com o material individual e coletivo começa na Educação Infantil, quando os pequenos aprendem a guardar a lancheira, limpar a mesa, guardar os pincéis ou canetas no lugar adequado. Mais tarde, aprenderão a organizar o caderno, manter o estojo com o material necessário, utilizar a agenda, manter a carteira organizada. O estudante do Lourdes é progressivamente responsabilizado por sua organização para o trabalho escolar.
As lições de casa cumprem importante papel no Projeto Pedagógico do Lourdes, pois criam o contexto adequado para que os alunos aprendam a estudar por si mesmos e para que o façam por compromisso pessoal. O hábito deve ser decorrência de uma prática sistemática e regular, mas principalmente significativa.
ü Os cadernos devem ser encapados e etiquetados com o nome do aluno, professora e turma.
ü Para a biblioteca de sala, cada aluno deve contribuir com livros para rodízio de leitura sempre que solicitados.
ü A agenda deve ser usada para professores e pais trocarem bilhetes sempre que desejarem.
ü Todo material individual (principalmente agasalhos e vasilhames) deve ter o nome do aluno para facilitar a devolução em caso de perda.
ü Se perceberem que seu filho perdeu algo, avisem imediatamente à escola.
ü Cada professora combinará com sua turma o dia do brinquedo. Gostaríamos de pedir-lhes que evitem trazer brinquedos de valor monetário ou afetivo, pois a escola não poderá se responsabilizar por eles.
ü Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento das crianças, por isso gostaríamos de lembrar-lhes que evitem refrigerantes, chips, doces excessivos ou outras guloseimas na merenda.
Kit Lanche – Os interessados devem procurar a Rô, na cantina da escola.
ATENÇÃO: O trabalho de organização da mochila deve ser feito diariamente. Ele é exaustivo, mas produtivo. O aluno deve receber ajuda tanto da professora, antes de sair da sala, quanto da família, antes de sair de casa.
3- ROTINA
ü Pedimos aos pais que cheguem no horário para que as crianças não percam o início das atividades. É importante a formação dos alunos na quadra para que recebam as informações do dia e encaminhem para sala com a professora. A pontualidade é fundamental para a formação de hábito.
ü Em caso de falta do aluno, a família deve comunicar-se conosco justificando-a. As atividades de excursão serão avisadas com antecedência através de circular e necessitarão da autorização dos pais.
4- EDUCAÇÃO FÍSICA
ü È importante o uso do tênis diariamente, e principalmente nos dias de Educação Física, pois ele permite uma boa movimentação, com mais segurança, equilíbrio e firmeza.
ü Fiquem atentos aos dias de piscina para que seus filhos tragam a roupa de banho e participem com os colegas.
5- BIBLIOTECA
ü Os alunos, uma vez por semana, levam um livro para leitura em casa, que deve ser incentivada e acompanhada pela família. Os livros devem estar na mochila no dia da troca, pois quando ele não traz o livro no dia, não pode levar outro.
6- ANIVERSÁRIOS
ü Os aniversários são comemorados somente no horário do lanche.
ü Para os aniversários na Escola, todos os alunos da turma devem ser convidados.
ü A data pode ser escolhida pela família, desde que marcada com antecedência com a professora.
7 – AVALIAÇÕES
ü Consulte a agenda página 10 e ouça as orientações da professora.
8- HORÁRIOS
ü Entrada: A aula inicia às 13 horas.
ü Saída: A aula termina às 17h15min para a Educação Infantil e 17h30min para o Ensino Fundamental. Pedimos que as famílias fiquem atentas a esse horário e não se atrasem.
Os pais que precisarem buscar os filhos mais cedo devem comunicar à Coordenação ou a professora e aguardar na recepção, aonde levaremos as crianças.
A tarefa de educar é partilhada por todos os professores que atuam em equipes cooperativas. O professor é, acima de tudo, um educador cujas ações estão voltadas para a formação geral do indivíduo e não apenas para o ensino de conteúdos acadêmicos.
Os alunos identificam nos adultos, posturas semelhantes, discursos convergentes e reconhecem progressivamente que todos fazem parte de um mesmo time.
O espírito coletivo facilita a gestão do cotidiano e as normas que regulam o convívio são poucas e úteis. Na cultura institucional do Lourdes os alunos são acompanhados, orientados e as punições acontecem sempre no contexto da aprendizagem.
Contamos sempre com vocês para, juntos, fazermos um excelente trabalho este ano.
A Coordenação
Fevereiro/2008
1- ATENDIMENTO ÀS FAMÍLIAS:
ü O atendimento individual é feito junto com o professor da turma no horário que ele tem disponível. Para isso marquem conosco pelo telefone 3821.2662 ou usando a agenda.
ü Em caso de urgência, poderemos atender em outro horário, mas sem a presença do professor. É muito importante que as conversas sejam apenas nestes horários e não na porta das salas durante a aula, para evitar que a turma fique sem trabalho e sozinha, à espera da professora. Se o assunto é rápido e simples, pode ser resolvido através de bilhetes na agenda ou um telefonema para a Coordenadora.
2- MATERIAIS
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
A organização para o trabalho é fundamental. O cuidado com o material individual e coletivo começa na Educação Infantil, quando os pequenos aprendem a guardar a lancheira, limpar a mesa, guardar os pincéis ou canetas no lugar adequado. Mais tarde, aprenderão a organizar o caderno, manter o estojo com o material necessário, utilizar a agenda, manter a carteira organizada. O estudante do Lourdes é progressivamente responsabilizado por sua organização para o trabalho escolar.
As lições de casa cumprem importante papel no Projeto Pedagógico do Lourdes, pois criam o contexto adequado para que os alunos aprendam a estudar por si mesmos e para que o façam por compromisso pessoal. O hábito deve ser decorrência de uma prática sistemática e regular, mas principalmente significativa.
ü Os cadernos devem ser encapados e etiquetados com o nome do aluno, professora e turma.
ü Para a biblioteca de sala, cada aluno deve contribuir com livros para rodízio de leitura sempre que solicitados.
ü A agenda deve ser usada para professores e pais trocarem bilhetes sempre que desejarem.
ü Todo material individual (principalmente agasalhos e vasilhames) deve ter o nome do aluno para facilitar a devolução em caso de perda.
ü Se perceberem que seu filho perdeu algo, avisem imediatamente à escola.
ü Cada professora combinará com sua turma o dia do brinquedo. Gostaríamos de pedir-lhes que evitem trazer brinquedos de valor monetário ou afetivo, pois a escola não poderá se responsabilizar por eles.
ü Uma boa alimentação é fundamental para o desenvolvimento das crianças, por isso gostaríamos de lembrar-lhes que evitem refrigerantes, chips, doces excessivos ou outras guloseimas na merenda.
Kit Lanche – Os interessados devem procurar a Rô, na cantina da escola.
ATENÇÃO: O trabalho de organização da mochila deve ser feito diariamente. Ele é exaustivo, mas produtivo. O aluno deve receber ajuda tanto da professora, antes de sair da sala, quanto da família, antes de sair de casa.
3- ROTINA
ü Pedimos aos pais que cheguem no horário para que as crianças não percam o início das atividades. É importante a formação dos alunos na quadra para que recebam as informações do dia e encaminhem para sala com a professora. A pontualidade é fundamental para a formação de hábito.
ü Em caso de falta do aluno, a família deve comunicar-se conosco justificando-a. As atividades de excursão serão avisadas com antecedência através de circular e necessitarão da autorização dos pais.
4- EDUCAÇÃO FÍSICA
ü È importante o uso do tênis diariamente, e principalmente nos dias de Educação Física, pois ele permite uma boa movimentação, com mais segurança, equilíbrio e firmeza.
ü Fiquem atentos aos dias de piscina para que seus filhos tragam a roupa de banho e participem com os colegas.
5- BIBLIOTECA
ü Os alunos, uma vez por semana, levam um livro para leitura em casa, que deve ser incentivada e acompanhada pela família. Os livros devem estar na mochila no dia da troca, pois quando ele não traz o livro no dia, não pode levar outro.
6- ANIVERSÁRIOS
ü Os aniversários são comemorados somente no horário do lanche.
ü Para os aniversários na Escola, todos os alunos da turma devem ser convidados.
ü A data pode ser escolhida pela família, desde que marcada com antecedência com a professora.
7 – AVALIAÇÕES
ü Consulte a agenda página 10 e ouça as orientações da professora.
8- HORÁRIOS
ü Entrada: A aula inicia às 13 horas.
ü Saída: A aula termina às 17h15min para a Educação Infantil e 17h30min para o Ensino Fundamental. Pedimos que as famílias fiquem atentas a esse horário e não se atrasem.
Os pais que precisarem buscar os filhos mais cedo devem comunicar à Coordenação ou a professora e aguardar na recepção, aonde levaremos as crianças.
A tarefa de educar é partilhada por todos os professores que atuam em equipes cooperativas. O professor é, acima de tudo, um educador cujas ações estão voltadas para a formação geral do indivíduo e não apenas para o ensino de conteúdos acadêmicos.
Os alunos identificam nos adultos, posturas semelhantes, discursos convergentes e reconhecem progressivamente que todos fazem parte de um mesmo time.
O espírito coletivo facilita a gestão do cotidiano e as normas que regulam o convívio são poucas e úteis. Na cultura institucional do Lourdes os alunos são acompanhados, orientados e as punições acontecem sempre no contexto da aprendizagem.
Contamos sempre com vocês para, juntos, fazermos um excelente trabalho este ano.
A Coordenação
Fevereiro/2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários: