Artigos

Contatos

Blog da Professora Terezinha
Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Pré-Escolar. Pós-Graduada em Administração Escolar. Atualmente Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras - MG.
Visualizar meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Visitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

postheadericon "Chegou a hora de ir para a escola"


“Chegou a hora de ir para a escola”
Educação Infantil


Entrar para a escola é um dos momentos mais significativos da vida da criança e mexe com toda a estrutura familiar.
Esses momentos iniciais exigem esforço de adaptação da criança, da família e daqueles que assumem seus cuidados.
Até mesmo aquelas crianças que mostram muito interesse de freqüentar a escola, ao sentirem a ausência dos pais, em um ambiente em que tudo é novo e desconhecido, podem ficar aflitas e ansiosas.
Sendo cada indivíduo um ser diferente, consequentemente as crianças têm processos de adaptação diversos. Muitas, logo se sentem seguras no ambiente escolar. Outras necessitam de um tempo maior para perderem a timidez e o medo.
Ansiedade e choro podem ocorrer com freqüência, no entanto, são considerados como fatos normais do processo de adaptação. Pais conscientes da normalidade dessas ocorrências ajudam muito nessa passagem, ao transmitirem aos filhos (as) sentimentos de segurança e tranqüilidade.
Neste momento, muita paciência! Aos poucos, com certeza, estas dificuldades serão superadas e a criança estará participando com alegria das atividades do dia-a-dia na nossa escola.
Um período de adaptação bem conduzido possibilita que pais e educadores, por meio de uma convivência saudável, estabeleçam uma relação produtiva de confiança e respeito mútuo.
Em breve marcaremos reuniões de Pais e Educadores para apresentar a proposta/2009.
Nos dias 2 e 3 de fevereiro, as aulas terminarão às 15h30min. A partir do dia 4, quarta-feira, horário normal, ou seja, 17h15min. Os alunos que estão em adaptação terão um horário mais flexível, de acordo com a orientação da professora.
Desejamos a todos, um ano de muitas alegrias, descobertas e aprendizagens. Que nosso planeta seja tratado com mais carinho, e que os homens possam conhecer mais justiça, igualdade e paz.
A chegada de vocês nos traz muita alegria!
Sejam todos bem-vindos!

0 comentários: