Contatos
- Blog da Professora Terezinha
- Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Pré-Escolar. Pós-Graduada em Administração Escolar. Atualmente Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras - MG.
Tecnologia do Blogger.
Visitas
sexta-feira, 19 de abril de 2013
AULA-PASSEIO EM UMA LIVRARIA
12:43 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, fizeram uma excursão pedagógica à Livraria e Papelaria Crepaldi, onde foram muito bem recebidos pela Valquíria, que junto com as professoras Mônia e Tatiane conversou com as crianças sobre os livros infantis, as histórias, os autores e editoras.
Foi uma aula-passeio deliciosa!
segunda-feira, 8 de abril de 2013
PROFESSORAS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM BH
11:02 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
Professoras da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora de Lourdes marcaram presença no II Seminário Internacional de Educação Infantil em Belo Horizonte, neste final de semana.
Temas como os citados abaixo, foram contemplados no Seminário e as professoras trouxeram muitas novidades: * Neuroeducação e sequencia didática;
* O trabalho com portfólio na educação infantil;
* Trabalhando a matemática na educação infantil;
* Como potencializar as habilidades e competências a serem desenvolvidas na ed. infantil;
* A arte de contar histórias e sua importância na aprendizagem;
* O brincar na educação infantil;
* Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil;
* Avaliação desenvolvimento infantil.
quarta-feira, 13 de março de 2013
A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO
10:35 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
A
partir da interação com outras pessoas, as crianças se apropriam de signos de
sua cultura e se modificam, aprendem a negociar e a compartilhar.
Enquanto
uma criança brinca, passeia, ouve uma “contação” de história ou até mesmo
participa de uma refeição com outras pessoas, suas funções psicológicas são
modificadas. A criança, no entanto, não recebe passivamente esses estímulos,
mas atua sobre eles, modificando-os, e incorporando tais transformações na constituição
de um plano interno que será a base de seu desenvolvimento. Desse modo, ter
amigos, conversar, explorar o mundo e brincar com alguém, discutir, ou mesmo
brigar com um companheiro, são situações fundamentais para o desenvolvimento
infantil.
De acordo com a concepção
sócio-histórica elaborada a partir do trabalho do estudioso russo L.S.Vigotski,
o desenvolvimento humano se constrói pela interpretação da criança, desde o
nascimento, com outras pessoas, principalmente com aquelas envolvidas afetivamente
e efetivamente em sua educação e cuidado, explica Zilma de Moraes Ramos de
Oliveira, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.
terça-feira, 5 de março de 2013
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
09:06 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
Estamos iniciando neste mês de março, na Educação Infantil e Ensino Fundamental,
o Projeto EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.
Este projeto foi idealizado por grupos de trabalho criados a partir de parceria entre professores, militares e a UFLA, com o objetivo de trabalhar com a Educação para o Trânsito, Acessibilidade e Prontossocorrismo, na sala de aula e na Transitolândia (construída na sede do 8º BPM especialmente para trabalharmos com as crianças), de maneira interdisciplinar com os conteúdos curriculares. Nossos professores participaram da construção deste projeto.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA
11:47 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
A criança agora tem horário para sair de casa e para voltar; chega em casa com novidades para contar, vive experiências em outro ambiente, a escola.
Na escola, a professora divide a atenção entre todos os alunos, e cada um aprende a esperar sua vez, de modo que o sentido da vida em sociedade vai se desenhando aos poucos.
As crianças aprendem diariamente com os colegas. Diversas situações contribuem para que os alunos, com a ajuda da professora, estabeleçam aos poucos algumas regras de convivência. Assim, eles entendem que todos têm direitos iguais, aprendem como negociar com os colegas e com a professora, desenvolvendo formas de expressar suas ideias.
Na escola, a professora divide a atenção entre todos os alunos, e cada um aprende a esperar sua vez, de modo que o sentido da vida em sociedade vai se desenhando aos poucos.
As crianças aprendem diariamente com os colegas. Diversas situações contribuem para que os alunos, com a ajuda da professora, estabeleçam aos poucos algumas regras de convivência. Assim, eles entendem que todos têm direitos iguais, aprendem como negociar com os colegas e com a professora, desenvolvendo formas de expressar suas ideias.
Inúmeras pesquisas comprovam que as crianças que frequentam a Educação Infantil têm um desempenho melhor em toda a sua vida escolar.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
AS RODAS DE CONVERSA
11:53 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
Nas rodas de conversa, as crianças percebem a necessidade de ouvir os colegas e têm oportunidade de expor suas ideias e opiniões.
Na escola, para a professora como agente de ensino, todas as atividades realizadas têm objetivos pedagógicos definidos.
Para as crianças, que fazem as atividades brincando, aos poucos percebem que há certas expectativas em torno delas. Elas próprias, então, passam a ser mais exigentes consigo mesmas, ficam mais atentas e participam com mais interesse.
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
12:01 | Postado por
Blog da Professora Terezinha |
Editar postagem
Enquanto brinca, desenha e realiza as atividades escolares, a criança aprende a compartilhar, negociar soluções, ajudar, pedir ajuda, defender suas ideias e
ouvir as opiniões dos colegas.
Assinar:
Postagens (Atom)