Artigos

Contatos

Blog da Professora Terezinha
Graduada em Pedagogia. Pós-Graduada em Educação Pré-Escolar. Pós-Graduada em Administração Escolar. Atualmente Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental I no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Lavras - MG.
Ver meu perfil completo
Tecnologia do Blogger.

Visitas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

postheadericon AULA-PASSEIO EM UMA LIVRARIA

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, fizeram uma excursão pedagógica à Livraria e Papelaria Crepaldi, onde foram muito bem recebidos pela Valquíria, que junto com as professoras Mônia e Tatiane conversou com as crianças sobre os livros infantis, as histórias,  os autores e editoras.
Foi uma aula-passeio deliciosa!






segunda-feira, 8 de abril de 2013

postheadericon PROFESSORAS PARTICIPAM DE SEMINÁRIO EM BH


Professoras da Educação Infantil do Colégio Nossa Senhora de Lourdes marcaram presença no II Seminário Internacional de Educação Infantil em Belo Horizonte, neste final de semana.

Temas como os citados abaixo, foram contemplados no Seminário e as professoras trouxeram muitas novidades:     * Neuroeducação e sequencia didática;
                    * O trabalho com portfólio na educação infantil;
                    * Trabalhando a matemática na educação infantil;
                    * Como potencializar as habilidades e competências a serem desenvolvidas na ed. infantil;
                    * A arte de contar histórias e sua importância na aprendizagem;
                    * O brincar na educação infantil;
                    * Projetos e práticas pedagógicas na educação infantil;
                    * Avaliação desenvolvimento infantil.
                    * Como trabalhar as artes na educação infantil.
quarta-feira, 13 de março de 2013

postheadericon A IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO


A partir da interação com outras pessoas, as crianças se apropriam de signos de sua cultura e se modificam, aprendem a negociar e a compartilhar.
Enquanto uma criança brinca, passeia, ouve uma “contação” de história ou até mesmo participa de uma refeição com outras pessoas, suas funções psicológicas são modificadas. A criança, no entanto, não recebe passivamente esses estímulos, mas atua sobre eles, modificando-os, e incorporando tais transformações na constituição de um plano interno que será a base de seu desenvolvimento. Desse modo, ter amigos, conversar, explorar o mundo e brincar com alguém, discutir, ou mesmo brigar com um companheiro, são situações fundamentais para o desenvolvimento infantil.
De acordo com a concepção sócio-histórica elaborada a partir do trabalho do estudioso russo L.S.Vigotski, o desenvolvimento humano se constrói pela interpretação da criança, desde o nascimento, com outras pessoas, principalmente com aquelas envolvidas afetivamente e efetivamente em sua educação e cuidado, explica Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, doutora em psicologia pela Universidade de São Paulo.
                                                                                                         Fonte: Revista Educação Infantil

terça-feira, 5 de março de 2013

postheadericon EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO


Estamos iniciando neste mês de março, na Educação Infantil e Ensino Fundamental, 
o Projeto EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.

Este projeto foi idealizado por grupos de trabalho criados a partir de parceria entre professores, militares e a UFLA, com o objetivo de trabalhar com a Educação para o Trânsito, Acessibilidade e Prontossocorrismo, na  sala de aula e na Transitolândia (construída na sede do 8º BPM especialmente para trabalharmos com as crianças), de maneira interdisciplinar com os conteúdos curriculares. Nossos professores participaram da construção deste projeto. 

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

postheadericon A CONVIVÊNCIA NA ESCOLA

      A criança agora tem horário para sair de casa e para voltar; chega em casa com novidades para contar, vive experiências em outro ambiente, a escola.
       Na escola, a professora divide a atenção entre todos os alunos, e cada um aprende a esperar sua vez, de modo que o sentido da vida em sociedade vai se desenhando aos poucos.
As crianças aprendem diariamente  com os colegas. Diversas situações contribuem para que os alunos, com a ajuda da professora, estabeleçam aos poucos algumas regras de convivência. Assim, eles entendem que todos têm direitos iguais, aprendem como negociar com os colegas e com a professora, desenvolvendo  formas de expressar suas ideias.










Inúmeras pesquisas comprovam que as crianças que frequentam a Educação Infantil têm um desempenho melhor em toda a sua vida escolar.
                                                                                                       


     
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

postheadericon AS RODAS DE CONVERSA

Nas rodas de conversa, as crianças percebem a necessidade de ouvir os colegas e têm oportunidade de expor suas ideias e opiniões. 
Na escola, para a professora como agente de ensino, todas as atividades  realizadas têm objetivos pedagógicos definidos. 
Para as crianças, que fazem as atividades brincando, aos poucos percebem que há certas expectativas em torno delas. Elas próprias, então, passam a ser mais exigentes consigo mesmas, ficam mais atentas e participam com mais interesse.





terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

postheadericon A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Enquanto brinca, desenha e realiza as atividades escolares, a criança aprende a compartilhar, negociar soluções, ajudar, pedir ajuda, defender suas ideias e 
ouvir as opiniões dos colegas.